Buscar

Um check list para SUPERAR a crise!

Atualizado: Ago 21



Tenho lido muito sobre gestão e recuperação de crise para pequenos negócios nos últimos dias. 😰

Na tentativa de simplificar o acesso a esse tipo de informação e trazer um sequenciamento mais prático das ações que aprendi, sintetizei o que li em um checklist bem didático:

✅Fase 01: Estabelecer ⬇

Nessa fase você estabelece o tamanho do problema para o seu negócio. Quanto sobra em caixa? Qual o tamanho do prejuízo? Por quanto tempo você consegue se manter? Qual a política pública adotada? Quais suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)? Anote tudo em um papel.


✅Fase 02: Considerar ⬇

Na segunda etapa você começará a considerar diferentes cenários. Tente prever qual seria o impacto de cada decisão e escreva tudo. Compare todas as opções possíveis. Comece a cruzar as colunas da sua análise SWOT e definir maneiras de neutralizar ameaças e fraquezas, explorando forças e oportunidades.

✅Fase 03: Executar ⬇

Definido o plano, execute. É importante que você valide sua ideia rapidamente. Caso ela falhe, você ainda tem tempo hábil para testar outros caminhos.

✅Fase 04: Adaptar ⬇

Dificilmente a solução que você propôs acabará com todos os seus problemas. Durante a execução observe a aceitação e adapte seu plano e discurso de acordo com a recepção do mercado.

✅Fase 05: Aprender ⬇

Tudo que você fez até agora foi apagar incêndio. Depois que a situação estiver sob controle, retire do caos ensinamentos que podem te ajudar no processo de reconstrução do seu negócio.

✅Fase 06: Reconstruir ⬇

Agora sim, planeje sua reconstrução. Que medidas você vai tomar para recuperar o prejuízo? Que medidas você vai tomar para não sofrer com o mesmo problema novamente? Como você vai repensar seu negócio para que ele consiga sobreviver a uma próxima crise?


Tenho um material preparado mais completo que você pode acessar aqui.

https://www.matheusdemelo.com.br/gestaodecrise




64 visualizações